SEO para sites: saiba como ocupar as primeiras posições

SEO para sites: saiba como ocupar as primeiras posições

Muitas empresas decidem criar sites sem ter nenhuma noção de SEO e da sua importância para o sucesso de um negócio. No entanto, sem o conjunto de técnicas de otimização, fica muito difícil alcançar boas posições no Google e conquistar clientes ou leads através dessa plataforma, que existe justamente para facilitar as coisas.

Todos os buscadores, seja o Google, o YouTube ou as lojas de aplicativos móveis possuem regras de boas práticas de SEO que devem ser respeitadas para que as marcas possam ocupar as primeiras posições. Mas hoje, falaremos especificamente dos sites, ou seja, falaremos do que é importante para o Google.

A sua empresa precisa respeitar as regras importantes do algoritmo do Google para ser relevante para o buscador e aparecer para as pessoas quando elas fizerem uma busca com alguma palavra-chave específica. Então, para que isso aconteça é fundamental que alguns aspectos sejam levados em conta durante a criação de sites

Conheça os itens importantes para os sites serem bem ranqueados no Google: 

URLs amigáveis

A URL nada mais é do que o endereço do site (exemplo: https://rabbitholedigital.com/criacao-de-sites) que deve ser de fácil entendimento, objetivo, curto e claro, para que as pessoas possam encontrar as páginas e para que os conteúdos do seu site sejam vistos como relevantes para o Google.

H1, H2 e H3 

Os artigos e páginas de um site precisam ter título (H1), subtítulo (H2) e trechos de destaques menos relevantes que o subtítulo (H3) para que o Google entenda que o conteúdo do seu site é dinâmico, bem dividido em blocos e é de fato fácil de ser compreendido pelos leitores. 

Palavras-chave

As palavras-chave são fundamentais para que o seu site fique bem posicionado no Google, mas é importante ter um critério na hora de usá-las. A ferramenta que usamos muito na Rabbit Hole para essa pesquisa é a SEMrush, por isso, indicamos ela para quem quer começar. 

A principal dica que damos em relação aos critérios de uso das palavras-chave é analisar um pouco o formato do site do seu negócio e seu conteúdo para decidir se o ideal é usar uma head tail ou uma long tail

Em caso de sites novos, por exemplo, de marcas que estão começando a encarar o mercado, geralmente é mais eficiente usar as long tails, que são as palavras-chave de cauda longa, mais específicas. Isso porque, elas são menos competitivas, ou seja, tem menos empresas grandes usando, então as chances de você aparecer com elas são maiores.

Se você tem uma empresa que vende maquiagem e usa na descrição do seu produto somente a palavra-chave “paleta de sombras” é provável que mui   b     b                  tas empresas concorrentes grandes estejam usando também e você vai acabar não aparecendo. Agora, se você usar a long tail “paleta de sombras neon” é possível que suas chances aumentem, porque fica mais específico.

As head tails são os termos de busca mais gerais, que são usados com maior frequência para responder as perguntas. Por elas serem sucintas, a competitividade entre elas é muito maior. Mas isso não significa que elas não devem ser usadas. O ideal é que o seu conteúdo mescle long tails e head tails. 

Meta description

Quando um usuário faz uma busca no Google, logo abaixo do título e link aparece o meta description que é um resumo do que aquela página aborda. Não é que ele seja exatamente um fator de ranqueamento, mas ele faz diferença para as pessoas que estão buscando conteúdos relevantes e estão decidindo em qual link clicar. Então é importante que você não deixe esse item de lado. 

Backlinks 

Os backlinks são links externos e internos que levam o leitor a uma página que tenha conteúdo relevante para o visitante da sua página e eles podem ser do seu próprio site ou de outros sites. O ideal é que tenham os dois tipos de links dentro da sua página, posicionados estrategicamente no seu texto. Os objetivos deles são: gerar tráfego para o seu site, fortalecer a sua marca, dar visibilidade e também mostrar para o seu leitor que você tem autoridade no assunto. 

Fotos e links otimizados 

Não adianta nada ter textos otimizados se o conteúdo da sua página inclui fotos e vídeos pesados, sem nenhum cuidado com as boas práticas. É importante que as fotos ou vídeos estejam no formato mais leve possível, devem ter descrições objetivas e no caso dos vídeos, se estiverem no YouTube também é fundamental que estejam classificados em sua categoria. 

Navegação fácil 

Os usuários querem além de bons conteúdos, sites de fácil navegação e com boa velocidade de resposta. Por isso, é importante que você cheque o tempo de resposta das suas páginas para saber se elas estão fluindo bem. Além disso, pensar em designs responsivos, que funcionem tanto para o mobile quanto desktop. Então é fundamental verificar quais itens são imprescindíveis para o seu site e quais são os elementos desnecessários que só atrasam o tempo de carregamento das suas páginas. 

Ferramentas de SEO 

Agora que você já sabe quais são as principais práticas de SEO que podem ajudar a posicionar seu site melhor no Google, vamos mostrar também quais são as ferramentas que podem facilitar esse processo. 

No início do artigo, falamos sobre a SEMrush, que é uma ferramenta de SEO que entrega dados sobre buscas de usuário e posicionamento na SERP do Google. Ela pode ser utilizada tanto para obter resultados sobre o seu domínio, quanto para ter informações sobre os seus concorrentes. 

Outra ferramenta muito usada por nós da Rabbit Hole, é a DeepCrawl, que é muito boa para projetos de SEO. Ela abrange backlinks, é útil na indexação das páginas, conteúdos duplicados, entre outros problemas. Por último, mas não menos importante, falaremos da Screaming Frog, que é um rastreador de sites, que ajuda a melhorar o SEO local, extraindo dados e fazendo auditoria para os problemas de SEO. 

Google Search Console 

O Google Search Console é uma ferramenta que também é muito útil para os profissionais de marketing e SEO. É gratuita e oferece serviços e relatórios que ajudam a tomar decisões e pensar em estratégias para um site.

Com ele é possível checar quais sites tem links relevantes que levam para o seu site, verificar se o Google consegue rastrear e encontrar uma página do site, pedir a indexação de conteúdos novos, ver se sua página está indexada e verificar até mesmo se ela apresenta alguns problemas aos olhos do Google.

A função mais interessante para quem é do marketing está ligada aos dados que o Google Search Console mostra sobre tráfego de pesquisa e frequência dos usuários, pois permite que os profissionais entendam em que nível o seu site está e até onde ele pode chegar. 

Chave para ter sucesso com o SEO em sites

Com essas dicas de boas práticas de SEO para o Google, certamente fica mais fácil fazer um bom trabalho para que o conteúdo do seu site apareça cada vez mais em melhores posições. Usando essas ferramentas, analisando os dados, aplicando as palavras-chave e percebendo as mudanças que trazem resultados mais positivos, fica simples compreender os conteúdos que se tornarão relevantes para o buscador do Google. Mas esses resultados só aparecem de fato com o tempo, por isso é importante ter paciência e fazer muita análise depois de aplicar as técnicas.

digitalrabbit
info@rabbitholedigital.com